Teses e Dissertações

DISSERTAÇÕES ORIENTADAS POR PESQUISADORAS DO GEPIEE

 

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS

  1. SILVA, Ana Claudia da. As concepções de criança e infância na formação dos professores catarinenses nos anos de 1930 e 1940. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2003. Orientadora: Maria das Dores Daros; Co-Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. PINTO, Maria Raquel Barreto. A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2003. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. FLOR, Nelzi. O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso no curso de pedagogia da UFSC (1995-2002). Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2003. Orientação: Leda Scheibe. Co-Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. ANTUNES, Karine Maria. Dimensões políticas e pedagógicas da participação da criança na escola: um estudo de tipo etnográfico. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2004. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. SCHNEIDER, Maria Luísa. Brincar é um modo de dizer…: um estudo de caso em uma escola pública. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2004. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho

 

  1. HASCKEL, Selita. Gestão Democrática na Educação Infantil: a eleição para diretor de creche. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. SILVA, Rosangela Maria da. A participação como pressuposto para a construção de uma escola democrática: um estudo de caso. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. BISCOLI, Ivana. Dissertação. Atividade lúdica: uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho

 

  1. STROISCH, Sandra. Professora, posso falar? Um estudo sobre a participação da criança na atividade de ensino. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho

 

  1. PICOLLI, Josiana. O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância. Dissertação Florianópolis: UFSC 2006. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-Orientação: Lucídio Bianchetti.

 

  1. BATISTA, Ezir Mafra. Criança, infância e escola: uma análise da produção discente no Brasil (1994 a 2004). Dissertação. Florianópolis: UFSC 2006. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. WOLFF, Carlos Castilho. Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar. Dissertação. Florianópolis: UFSC 2006. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. LEITE, Luzia Madalena. O projeto político pedagógico da escola e a infância ignorada. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2006. Orientação: Jucirema Quinteiro

 

  1. SGANDERLA, Ana Paola. A Psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolar. Dissertação. Florianópolis: UFSC 2007. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. FLORES, Célia Lucia Baptista. O que as crianças falam sobre o museu Dissertação. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2007. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. FLÔR, Dalânea Cristina. Formação continuada de professores na escola: qual o lugar da infância? Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2007. Orientação: Jucirema Quinteiro. Co-orientação: Maria Isabel Serrão.

 

  1. ZAPELINI, Cristiane Antunes Espíndola. Processos formativos constituídos no interior das Instituições de Educação Infantil: das políticas de formação continuada à experiência dos professores. Dissertação. Florianópolis: UFSC 2007. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. VILELLA, Elenira Oliveira. Eu pesquiso, tu pesquisas, eles… e quem ensina e quem aprende matemática? Um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática da ANPEd – 2000 -2007. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2008. Orientação: Maria Isabel Serrão.

 

  1. ROSA, Solange Aparecida da. Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos Grupos de Trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPEd (200-2005). Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2008. Orientação: Maria Isabel Serrão.

 

  1. OLIVEIRA, Ana Brasil. Criança e infância nas disciplinas de Psicologia dos cursos de Magistério: um estudo na rede estadual de Educação da região metropolitana de Florianópolis. Dissertação. Florianópolis: UFSC 2008. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. FLORIANI, Ana Cristina Barreto. As concepções de formação continuada de professores no âmbito das políticas para a educação infantil a partir da década de 1990. Dissertação. Florianópolis: UFSC 2008. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. RODRIGUES, Cristina Cardoso. Entre fraldas e cantigas: o processo de constituição profissional de professoras de crianças de 0 a 3 anos. Dissertação. Florianópolis: UFSC 2009. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. SILVA, Cecília da. A Infância na Formação Universitária do Professor de Educação Física: a emergência de uma disciplina! Dissertação. Florianópolis: UFSC 2009. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. COSTA, Caroline Machado. Infância, criança e escola nas pesquisas educacionais sobre narração de histórias Dissertação. Florianópolis: UFSC 2009. Orientação: Maria Isabel Batista Serrão. Co-orientação: Gilka Girardelo.

 

  1. LAZAROTTO, Aline Fátima. A infância na imprensa escrita em Chapecó/SC1939-1979. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2008. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. LOUREIRO, Carla Cristiane. O ensino fundamental de nove anos e o colégio de aplicação: da “prontidão” à emergência da infância. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2010. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. POROLONICZAK, Juliana Aparecida. O ensino fundamental de nove anos, criança e linguagem escrita: a infância como construção histórico cultural. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2010. Orientação: Isabel Serrão. Co-orientação Jucirema Quinteiro.

 

  1. MACHADO, Érico Ribas. A constituição da pedagogia social na realidade educacional brasileira Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2010. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. NUNES, Cristine Manica. O Ensino e o brincar na prática pedagógica dos anos iniciais: uma leitura através das teorias de Maria Montessori e Freinet. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2011. Orientação: Ilana Latermann.

 

  1. OLIVEIRA, Teresa Cristina Magnabosco de. A educação escolar e a ação intencional do professor: um estudo de caso dos anos iniciais de escolarização em uma escola pública do estado do Paraná. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2011. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. SPINELLI, Carolina Shimomura. As metodologias de pesquisa com crianças na escola: o ouvir como uma tendência. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2012. Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. COLOMBI, Gisela Maria Silveira. O ensino fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010). Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2012. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. RATUSNIAK, Célia. A História de uns e não de outros: o caderno de ocorrências e a constituição das práticas disciplinares, de controle e de governo das crianças em uma escola pública de anos iniciais. Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2012. 218 p. Orientação: Ilana Latermann.

 

  1. LÜEDKE, Ana Marieli dos Santos. A formação da criança e a ciranda infantil do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Maria Isabel Batista Serrão. 2013.

 

  1. MEINERT, Letícia. Criança, infância, escola e Teoria Histórico-cultural: uma reflexão introdutória. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Maria Isabel Batista Serrão. 2013.

 

  1. PIMENTEL, Maria Eliza Chierighini. O direito a infância na escola como conteúdo formativo e prática pedagógica. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Jucirema Quinteiro. 2014.

 

  1. BUENDGENS, Jully Fortunato. O preconceito e as diferenças na literatura infantil:um estudo de caso com base na Teoria Histórico-Cultural. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2014.

 

  1. CAMPOS, Daíse Ondina de. Brincadeira e linguagem escrita na educação infantil:uma relação apreendida a partir do fazer pedagógico do professor. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2015.

 

  1. EUZÉBIO, Juliana da Silva. Criança, infância e conhecimento matemático: um estudo da teoria histórico cultural. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Maria Isabel Batista Serrão. 2015.

 

  1. JUNCKES, Cris Regina Gambeta. Escola de tempo integral e o direito à infância:uma análise da produção acadêmica (1988-2014). Florianópolis: UFSC. Orientação: Jucirema Quinteiro. 2015.

 

  1. GONÇALVES, Gisele. A criança como sujeito de direitos: um panorama da produção acadêmica brasileira (1987-2013). Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Jucirema Quinteiro. 2015.

 

  1. SILVA, Leticia Cunha da. A Infância como Conteúdo Formativo no Curso de Pedagogia: Tendências, Dilemas e Possibilidades. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Jucirema Quinteiro. Co-orientação: Maria Isabel Batista Serrão. 2016.

 

  1. CUNHA, Roseli Yolanda da. As representações dos professores da educação básica sobre a criança como sujeito de direitos. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Jucirema Quinteiro Co-orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2016.

 

  1. SANTOS, Graziela Regina dos. A organização do ensino e as possibilidades para o desenvolvimento humano da criança. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Maria Isabel Batista Serrão.2016.

 

  1. CLAUDINO, Simoni Conceição Rodrigues. O lugar da Literatura infantil no projeto político pedagógico das instituições públicas de educação Infantil da rede municipal de Educação de Florianópolis. Dissertação. Florianópolis: UFSC. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-orientação: Eliane S. Dias Debus. 2017.

 

  1. BRICHI, Caren Cristina. Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Diana Carvalho de Carvalho. 2018.

 

  1. BÖGER, Sara da Silva. Educação, Psicologia, criança e infância: relações presentes na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Diana Carvalho de Carvalho. 2018.

 

  1. OSTETTO, Ana Carolina. O discurso governamental-oficial sobre leitura para os anos iniciais do ensino fundamental e sua divulgação nas redes sociais da internet. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Orientador: Diana Carvalho de Carvalho. Co-orientação: Nelita Bortolotto. 2018.

 

  1. CECCHETTI, Fabíola Cardoso. Política educacional de enfrentamento ao fracasso escolar: uma análise do Programa Estadual de Novas Oportunidades de aprendizagem (PENOA/SC). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2020.

 

  1. SCHIMDT, Juliana Scariot. Os sistemas didáticos na obra Introdução ao Estudo da Escola Nova de Lourenço Filho. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2021

 

  1. SOUZA, Patrícia Machado de. O lugar das famílias nos documentos orientadores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis (1976-2018). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-orientação: Marcia Buss-Simão. 2022.

 

  1. CARDOSO, Samara. Ações pedagógicas na transição da educação infantil para o ensino fundamental: vivências dos direitos da infância em escolas da Rede Municipal de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Diana Carvalho de Carvalho. 2023.

 

  1. LIRA, Juliana Catarina. Medicalização e Documentação Pedagógica no contexto da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Simone Vieira de Souza. Co-Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2024.

 

DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO

       1.FARIA, Izabele da Silva. Análise da produção discente sobre a relação família e educação infantil nas áreas de Educação e Psicologia. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. MERCADO, Mariana Luisa. O trabalho docente na Educação Infantil na rede municipal de Balneário Camboriú. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-orientação: Ângela Scalabrim Coutinho. Obs: Trancamento do curso em 2024.

 

  1. ZIMMERMANN, Zélia Natália Fabre. O ponto de vista das professoras da Educação Infantil sobre a transição das crianças para o ensino fundamental. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. SILVA, Kátia Bernadeth. Educação infantil em Biguaçu: retratos históricos da rede municipal (1981-2022). Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

 TESES ORIENTADAS POR PESQUISADORAS DO GEPIEE

 

TESES CONCLUÍDAS

  1. SOUZA, Simone Vieira de. O estudante (in)visível na queixa escolar visível: um estudo sobre a constituição do sujeito na trajetória escolar. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. UMBELINO, Janaina Damasco. Elementos mediadores na atividade pedagógica promotora do desenvolvimento humano na criança:contribuições da educação em Cuba.Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Maria Isabel Batista Serrão. 2014.

 

  1. SGANDERLA, Ana Paola. O ensino de psicologia na Escola Normal em Santa Catarina. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2015.

 

  1. LEINEKER, Mariulce da Silva Lima. O direito à Educação do Campo no Município de Pinhão: o ponto de vista das famílias. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-Orientação: Maria Isabel Batista Serrão. 2016.

 

  1. MARÇAL, Mônica Teresinha. Discursos sobre crianças e infância em revistas pedagógicas (1920-1940) dirigidas à formação de professores em Portugal e no Brasil/Santa Catarina. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-orientação: António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra – Portugal) 2017.

 

  1. COSTA, Adriana da. “Olha só que legal o que eu fiz com as ideias das pessoas que me ajudaram!” Atividade mediadora e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, na criança em idade escolar, à luz da Teoria Histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2018.

 

  1. JUNCKES, Cris Regina Gambeta. A organização do tempo em uma escola pensada para infância na perspectiva das crianças, familiares e professoras do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2019

 

  1. GONZALEZ, Keila. Concepções de infância: um estudo do Manual para os Jardins da Infância do Dr. Menezes Vieira (1882). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2020.

 

  1. PIMENTEL, Maria Eliza Chierighini. A atividade docente e o processo de humanização da criança de 0 a 3 anos de idade no espaço da Educação Infantil Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2022.

 

  1. COSTA, Glaucia Dias da. Infância, cinema e educação: da escola de vícios à escola de vida (1920 a 1964). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2022.

 

  1. OLIVEIRA, Ana Brasil de. Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São José: contribuições do Programa EMFRENTE no combate à negligência contra crianças pela promoção do cuidado. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. 2024.

 

  1. OLIVEIRA, Valdenir Martins de. Infâncias em movimento: os impactos da participação de meninos e meninas no movimento nacional de meninos e meninas de rua em suas trajetórias de vida enquanto adultos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-Orientação: Patrícia de Moraes Lima. 2024.

 

  TESES EM ANDAMENTO

  1. PINTO, Maria Raquel Barreto. O agir ético na condução de investigações na área da Educação que elegem a criança como sujeito de pesquisa: entre a norma e a Filosofia. Início: 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-Orientação: Jucirema Quinteiro.

 

  1. BÖGER, Sara da Silva. Proposições para a psicologia escolar brasileira com base na concepção de infância. Início: 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho.

 

  1. NÜRNBERG, Jóyce. Ações docentes na organização da Matemática na Educação Infantil: uma investigação com base nas proposições davydovianas. Início: 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientação: Diana Carvalho de Carvalho. Co-Orientação: Ademir Damázio.