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- PARTICIPAR… TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA!
Participar…Também se aprende na escola!
Uma produção áudio-visual realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância Educação e Escola – GEPIEE/ Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/ Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC , estudantes do curso de pedagogia da UFSC e pela produtora Estação 3 Imagens e Mídia/BH/MG, como um dos resultados do projeto de cooperação internacional (CAPES e GRICES) estabelecido entre o Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal, e a linha de pesquisa em Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto de pesquisa denominado CECCA – Crianças: Educação, Culturas e Cidadania Ativa, ocorrido entre 2003 e 2006, destinava-se a conhecer e interpretar os modos de inserção social das crianças portuguesas e brasileiras, numa perspectiva comparativa, tendo em vista a análise das culturas infantis e os modos de produção simbólica realizados pelas crianças e para as crianças. Tal projeto apresentava-se organizado a partir três subprojetos intitulados: As Marcas dos Tempos (MATO); Políticas para a Infância e a Educação das Crianças de 0 aos 6 anos de idade (CRIE); Participação Infantil e Ação Pedagógica (PIAP). É neste último que o GEPIEE se inseria efetivamente e a partir do qual foi realizado o vídeo em questão. Tal projeto buscava investigar as possibilidades de participação da criança nas suas dimensões política e pedagógica, nos primeiros anos do ensino fundamental, a partir da análise das práticas educativas realizadas e sua articulação com as representações sobre os direitos sociais das crianças.
Destaque para os resultados obtidos na pesquisa e expressos na produção áudio-visual:
A escola é um lugar privilegiado da infância;
A participação da criança na escola está diretamente vinculada à participação do adulto. Não há como modificar a condição da criança na escola sem transformar a do adulto, a da escola e a da sociedade;
O intercâmbio entre as escolas brasileiras e portuguesas não apenas re-significou a organização e seleção dos conteúdos curriculares, como também provocou o interesse entre adultos e crianças por conhecer mais amiúde aspectos da realidade social, histórica, política, cultural, econômica e, principalmente, educacional de ambos os países, resultando na construção de vínculos entre os participantes das duas realidades.
A criança na escola exerce uma atividade humana específica, o estudo. É um sujeito capaz de “produzir” e se apropriar da cultura em interação com outros sujeitos, crianças e adultos.
As atividades realizadas possibilitaram que a criança que está no “aluno” se manifestasse pelo exercício da participação e da expressão simbólica, especialmente quando se apropriaram da noção do direito ao brincar e desencadearam um movimento de reivindicação de um parquinho na Escola;
As atividades propostas tiveram sentido para as crianças, pois agiram de modo intencional, manifestaram claramente as relações entre os motivos que as levaram a agir e os objetivos das atividades realizadas. Um bom exemplo disto foi o estabelecimento da correspondência entre as crianças brasileiras e portuguesas.
Finalmente, as crianças envolvidas mostraram-se mobilizadas em conhecer outras crianças, seus modos de agir, brincar, viver e interagir com as pessoas no seu cotidiano.
As crianças são assim: seres humanos de pouca idade que ao exercerem a participação nos assuntos de seu interesse, especialmente na escola, podem tornar-se pouco a pouco sujeito de direitos. Sujeitos capazes de exigir uma outra sociedade humana de fato e uma escola cheia de sentidos. E isso será com certeza uma outra história…
EXPEDIENTE
Escola do Riso
Participação com imagens
Crianças e professores de 1ª a 4ª séries
Participação com imagens e depoimentos
Mariana Dardes Bastos (criança)
Maria Raquel Barreto Pinto (profª. do Riso)
Escola Do Porto
Participação com imagens
Crianças de 1ª a 6ª séries
Professoras de 1ª a 4ª séries
Participação com imagens e depoimentos
Crianças de 1 a 6 series
Ida Schlindwein (prof. Do Porto)
Universidade Federal de Santa Catarina
Participação com imagens e depoimentos
Cristina Coimbra Félix Cardoso
Deise Muller Gelake
Mariana Schutel
Tatiane Aparecida Santos de Morais Valerim
Célia Lúcia Baptista Flores
Imagens
Lúcio Flávio Giovanella
Arquivo de imagens
Estação 3 Imagens e Mídia
Roteiro
Jucireima Quinteiro
Diana Carvalho de carvalho
Maria Izabel
Lúcio Giovanella
Marcelo Passos
Produção
Jucirema Quinteiro
Diana Carvalho de Carvalho
Maria Isabel Batista Serrão
Marcelo Passos
Edição de Imagens
Ricardo Lanza
Direção
Jucirema Quinteiro
Finalização
Estação 3 Imagens e Mídias
Agradecimentos
Às crianças
Aos adultos responsáveis pelas crianças
Às professoras da Escola do Riso e Escola do Porto
À coordenação pedagógica da Escola do Riso
À Direção da Escola do Porto
Às coordenadoras do PIAP nas escolas
Ao Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC
À Capes
As imagens das crianças exibidas nesse vídeo estão devidamente autorizadas por seus pais e/ou responsáveis
Outubro de 2005