Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS POR PESQUISADORAS DO GEPIEE

 

PESQUISAS CONCLUÍDAS:

 

  1. TÍTULO: O QUE SENTEM, PENSAM, DIZEM, ESCREVEM E DESENHAM AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Coordenadora: Jucirema Quinteiro

Período: 2000- 2017

 

Este projeto está vinculado ao Projeto de Estágio desenvolvido junto às estudantes da sexta fase do Curso de Pedagogia, denominado “Os direitos sociais das crianças como estratégia didatico-metodologico nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Tem como objetivo analisar o caráter político e ideológico das representações sociais das crianças de três escolas localizadas em Florianópolis/SC: duas públicas e uma de caráter associativo. Encontra-se em fase de organização, seleção, tematização, análise e elaboração do Relatório Final. O material acumulado está representado por 16 relatórios de estágios mais anexos relativos a produção escrita e estética das crianças, orientados pelos princípios teórico-metodológico da Pesquisa Participante (EZPELETA & ROCKWELL).

 

 

  1. TÍTULO: PARTICIPAÇÃO INFANTIL E AÇÃO PEDAGÓGICA – PIAP

 

Coordenadora: Jucirema Quinteiro

Integrantes: Maria Isabel Serrão; Diana Carvalho de Carvalho; Maria Raquel Barreto Pinto; Maria Isabel Leite; Ezir Mafra Batista; Karine Maria Antunes; Rosangela Maria da Silva; Luzia Madalena Leite; Selita Hasckel; Sandra Regina Gonzaga Stroisch.

Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Cooperação Internacional GRICES (Portugal)

Período: 2003-2007.

 

O que se pretende é apreender os elementos constitutivos das realidades cultural, política e educacional das crianças portuguesas e brasileiras e conhecer as condições, possibilidades e potencialidades da participação da criança na escola, tendo por base o reconhecimento desta como sujeito histórico, que se apropria e produz cultura. Tal estudo poderá vir a contribuir tanto para as discussões teóricas realizadas nos grupos de pesquisa sobre a temática envolvidos, nacionais e internacionais, quanto no processo de formação de professores (universitária e continuada), que atuam na educação para a infância. Assim sendo, busca-se ampliar o raio de leitura sobre os mundos culturais da criança e discutir as possibilidades e os limites da participação da criança na escola. As perspectivas sociológicas da infância, emergentes em Portugal e no Brasil, em consonância com o recente desenvolvimento do campo da Sociologia da Infância nas Ciências Sociais em nível mundial, em combinação com as teorias da pedagogia da autonomia constituem-se nos aportes teórico-metodológicos do estudo a ser realizado.

 

 

  1. TÍTULO: CRIANÇAS: EDUCAÇÃO, CULTURAS E CIDADANIA ATIVA.

 

Coordenador: João Josué da Silva Filho.

Integrantes: Jucirema Quinteiro; Maria Isabel Serrão; Diana Carvalho de Carvalho; Eloisa Acires Candal Rocha; Ana Beatriz Cerisara; Maria Isabel Leite.

Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Cooperação Internacional GRICES (Portugal)

Período: 2003-2007

 

A análise das culturas infantis e suas articulações com as instituições para a infância especialmente a escola constitui hoje um tema de muito relevante importância nos estudos educacionais e sociológicos da infância, no plano internacional. Esta importância advém da mudança de uma perspectiva paradigmática que enfatizava a lógica da reprodução social e colocava as crianças no papel de destinatários das políticas educativas e das práticas pedagógicas orientadas pelos adultos, para uma outra perspectiva paradigmática que considera a categoria social infância como susceptível de ser analisada em si mesma, que interpreta as crianças como atores sociais de pleno direito e que interpreta os mundos de vida das crianças nas múltiplas interações simbólicas que as crianças estabelecem entre si e com os adultos. A ênfase nos conceitos de “culturas infantis”, “criança ator social”, “reprodução interpretativa” tem sido dada muito recentemente, no plano internacional, pelo Comitê de Pesquisa sobre a Infância da ISA (International Sociological Association) e pelo Reseau de Recherche sur l’Enfance da Association International de Sociologues de Langue Française (AISLF). Deste modo, o projeto pretende promover a ampliação do esforço de indagação teórica em torno dos mundos sociais, educacionais e culturais da infância e desenvolve-o a partir da realização de três dimensões, configuradores de outros tres sub-projetos de pesquisa. O projeto Crianças: Educação, Culturas e Cidadania Ativa reúne o material empírico produzido nos três subprojetos, reinterpretando-o à luz das conceitualizações sociológicas e educacionais pertinentes e articulando essas reflexões em torno do seu objeto: a compreensão da infância contemporânea, nas suas dimensões sociais, culturais e educacionais, num enquadramento comparativo de Portugal e do Brasil.

 

 

  1. TÍTULO: AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DAS RELAÇÕES ENTRE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA.

 

Coordenadoras: Jucirema Quinteiro e Diana Carvalho de Carvalho.

Colaboradores: Paola Faggion Arioli (PIBIC-2003), Milena Abreu Chiaranda (PIBIC-2007)

Período: 2006-2015

 

Tem como objetivos compreender, tanto no campo da Sociologia, como no da Psicologia, como os fios da infância foram sendo tecidos aos da escola e analisar as dificuldades e as possibilidades desta como lugar privilegiado da infância nos nossos tempos. Este projeto teve início antes de 2006 (PIBIC-2003). Encontra-se em fase de análise e elaboração do Relatório Final.

 

 

  1. TÍTULO: OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM E DA ATIVIDADE DE ESTUDO

 

Coordenadora: Maria Isabel Batista Serrão.

Período: 2007-2010.

 

A pesquisa está vinculada às atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica – GEPAPE-USP e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Infância e Escola – GEPIEE-UFSC. Busca analisar os elementos constitutivos da atividade de aprendizagem e da atividade de estudo, sob o enfoque histórico cultural, com base no estudo da produção teórica dos pesquisadores russos Davídov e Markova. Esta pesquisa está articulada ao plano de estudos de pós-doutoramento intitulado “A formação de professores sob o contexto do processo de Bolonha”, realizado na Universitat de Barcelona.

 

 

  1. TÍTULO: A APRENDIZAGEM DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB O CONTEXTO DO PROCESSO DE BOLONHA

 

Coordenadora: Maria Isabel Batista Serrão.

Período: 2008-2009.

 

Reconhecendo a necessidade de compreensão do que está em movimento acerca das relações entre aprendizagem, ensino e formação de professores, tal projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a aprendizagem do ensino pelos estudantes de cursos dirigidos à formação de professores sob o contexto dos impactos do Processo de Bolonha, a partir do que oferece a Universitat de Barcelona. Tal projeto, articulado ao projeto de Pesquisa intitulado Os elementos constitutivos da atividade de aprendizagem e da atividade de estudo, caracteriza-se como estudo pós-doutoral supervisionado pelo Prof. Dr. Fernando Hernández Hernández.

 

 

  1. TÍTULO: ATIVIDADE PEDAGÓGICA, CONHECIMENTO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA.

 

Coordenadores: Manoel Oriosvaldo de Moura (USP) e Maria Isabel Batista Serrão

Integrantes: Flávia Asbhar; Ademir Damazio; Elaine Sampaio Araújo; Josélia Euzébio da Rosa.

Período: 2010-2013

O presente projeto parte das formulações da teoria histórico-cultural e busca investigar os princípios teórico-metodológicos que orientam a atividade pedagógica no âmbito da formação de profissionais que atuam na educação de crianças. Seu objeto de estudo é a atividade pedagógica a ser realizada no âmbito do Curso de Especialização em Educação Infantil, voltado para profissionais que atuam na educação de crianças da rede pública do Estado de Santa Catarina, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tal curso teve seu início no segundo semestre de 2010, envolvendo 240 participantes. Sua estrutura curricular contempla disciplinas vinculadas a diferentes áreas do conhecimento. Como principais procedimentos metodológicos destacam-se: levantamento teórico-bibliográfico sobre princípios educativos na teoria histórico-cultural; elaboração de sínteses dos levantamentos teórico-bibliográficos realizados; elaboração, execução e avaliação da atividade pedagógica. É parte integrante do projeto de pesquisa “Contribuições da teoria histórico-cultural para a Atividade Pedagógica”, norteador das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica, vinculado à Universidade de São Paulo.

 

  1. TÍTULO: AS RELAÇÕES ENTRE TEORIAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA NORMAL CATARINENSE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

 

Coordenador: Diana Carvalho de Carvalho

Período: 2013-2017

 

O projeto de pesquisa proposto aborda uma temática que foi privilegiada ao longo do século XX e que ainda continua presente frente às demandas educacionais da atualidade: as contribuições da Psicologia para o estudo da infância na formação de professores. Para analisar e compreender o processo histórico de incorporação da disciplina de Psicologia na formação de professores ao longo do século XX, no Brasil, é necessário focar a atenção muito mais na natureza das relações estabelecidas nas práticas pedagógicas e nas demandas que essas práticas fazem às teorias psicológicas do que nas teorias psicológicas que se tornaram hegemônicas em cada momento. O foco da pesquisa a ser realizada no âmbito do estágio pós-doutoral fica assim definido: investigar as concepções de criança e infância presentes nas prescrições pedagógicas da Escola Normal catarinense na primeira metade do século XX, materializadas nos programas das disciplinas, nos métodos de ensino propostos e no modo de compreender a socialização das crianças, buscando identificar os nexos existentes entre essas práticas pedagógicas e as teorias psicológicas. A análise do material recolhido será fundamentada em teóricos da Psicologia, da História da Educação e da Sociologia, em particular na obra de Norbert Elias. Este autor foi escolhido como interlocutor privilegiado, considerando a fertilidade da sua obra ao discutir o processo civilizatório e considerar a educação como um dos elementos que o constituem.

 

 

  1. TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE ENSINO, PRÁXIS E ATIVIDADE PEDAGÓGICA

 

Coordenador: Maria Isabel Batista Serrão

Período: 2013 – 2017.
Tal projeto busca compreender as relações entre ensino, práxis e atividade pedagógica a partir dos aportes da teoria Histórico-Cultural e suas implicações para a formação universitária de professores.

  1. TÍTULO: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ESCOLA E PROCESSO CIVILIZATÓRIO: UM ENCONTRO COM NORBERT ELIAS

 

Coordenadora: Jucirema Quinteiro

Período: 2014-2015

 

Desde o inicio de 2000, a partir da defesa da minha tese de doutorado intitulada: “Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos” venho tentando entender a constituição deste novo campo de estudos sobre a infância, especialmente no âmbito da sociologia, mediante as seguintes indagações: Quais os sentidos e significados da infância? Quais as contribuições da sociologia da infância para a formação de professores para a educação básica? Como a Sociologia no Brasil vem tratando a criança e a infância em suas pesquisas? Quais são os seus referenciais de análise, as temáticas privilegiadas e quais crianças vêm sendo investigadas? Como a produção acadêmica no campo sociológico manifesta-se sobre a infância, a criança, a educação e a escola? Cambi (1999), Boto (2002) e Warde (2005 e 2007) afirmam a importância das contribuições de Norbert Elias ao discutir o processo civilizatório e considerar a educação e a infância como elementos que o constituem, ao mesmo tempo esclarece que a distância em comportamento e estrutura psíquica total entre crianças e adultos aumenta no curso do processo civilizatório? Ao analisar a produção nacional e internacional sobre os estudos sociais de história da infância, a partir dos anos de 1980, Warde (2007) esclarece que a afirmação da criança como um ser histórico-social, presente nessa produção, tem estabelecido uma correspondência pouco fundamentada entre a criança como sujeito naturalizado pela Psicologia e pelas Ciências Biológicas e a infância como sujeito historicamente construído O objetivo deste trabalho é aprofundar os estudos teóricos no sentido de compreender as bases epistemológicas das relações existentes entre educação, infância, escola e processo civilizatório a partir da obra de Elias, considerando a sua relevância na Sociologia.

 

  1. TÍTULO: A SITUAÇÃO DA INFÂNCIA NO DISTRITO DE SÃO JOÃO DO RIO VERMELHO/FLORIANÓPOLIS

 

Coordenadora: Jucirema Quinteiro

Período 2015-2016.

 

Considerando a ausência de dados e informações a respeito da situação da infância brasileira e catarinense para subsidiar a formação universitária de professores que irão atuar juntos as crianças de 0 a 12 anos de idade e ainda considerando a emergência de políticas públicas que respeitem os direitos das crianças, o objetivo deste projeto é realizar um exercício diagnóstico sobre a situação da infância no Distrito de São João do Rio Vermelho em Florianópolis/SC. A metodologia caracteriza-se a partir de dois tipos de levantamento de dados e informações mediante utilização de protocolos distintos e previamente definidos, a saber: levantamento do perfil socioeconômico das crianças matriculadas nas escolas das pública, privada e filantrópicas e junto ao Posto de Saúde e, ainda, levantamento das políticas públicas existentes de garantia da infância; tabulação dos dados e análise diagnóstica dos mesmo com publicação dos resultados. Palavras-chave: infância; educação; escola e direitos das crianças.

  1. TÍTULO: ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA COM CRIANÇAS E INFÂNCIAS. (V SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS – GRUPECI)

 

Coordenadoras: Jucirema Quinteiro e Diana Carvalho de Carvalho.

Colaboradores: Maria Raquel Barreto Pinto; Maria Eliza Chierighini Pimentel; Carolina Shimomura Spinelli.

Período: 2015-2016

 

O V Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI) tem como finalidades: Promover e ampliar o debate e a interação entre grupos de estudos e pesquisas das diferentes regiões brasileiras; Socializar conhecimentos produzidos em pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento que verticalizam estudos sobre crianças e infâncias; Favorecer o debate e a reflexão crítica acerca da ética e da diversidade na pesquisa sobre crianças e infâncias; Analisar produções teórico-metodológicas contemporâneas relativas às crianças e suas infâncias nos diversos campos do conhecimento, bem como compreender a articulação dessas produções com o cotidiano da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e de outros contextos educativos; Contribuir para o processo de formação universitária e continuada dos participantes do evento; Discutir princípios pertinentes às políticas públicas e à formação de professores que atuam na educação das crianças de 0 a 12 anos de idade; Articular pesquisa e extensão nas suas diversas dimensões; Contribuir com o levantamento e o registro de pesquisadores, grupos de estudos e pesquisas sobre crianças e infância existentes no Brasil e no mundo; Consolidar o GRUPECI como um dos fóruns permanentes de discussão sobre crianças e infâncias no país.

 

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

 

 

  1. TÍTULO: Teorias psicológicas e práticas pedagógicas: relações que fundamentam concepções sobre infância, formação de professores e organização escolar ao longo do século XX.

 

Coordenadora: Diana Carvalho de Carvalho – Coordenador

Período: 2017 – atual.

 

O projeto de pesquisa aborda uma temática que foi privilegiada ao longo do século XX e que ainda continua presente frente às demandas educacionais da atualidade: as contribuições da Psicologia para os estudos sobre a infância, para a formação de professores, bem como suas decorrências para o modo como a escola moderna se constitui e se consolida ao longo do século XX. O problema de pesquisa pode ser assim sintetizado: investigar as concepções de criança e infância materializadas em discursos veiculados em periódicos, nos programas das disciplinas de Psicologia, nas práticas pedagógicas realizadas e no modo de compreender a socialização das crianças, buscando identificar os nexos existentes entre essas práticas pedagógicas e as teorias psicológicas. A preocupação com o aprofundamento dos estudos sobre os fundamentos epistemológicos das teorias psicológicas e o modo como elas compreendem a educação são aspectos fundamentais, bem como é importante serem esclarecidas as diferenças entre os autores. No entanto, a hipótese mais promissora parece ser a de que, para analisar e compreender o processo histórico de incorporação dos conhecimentos psicológicos ao campo educacional, é necessário focar a atenção muito mais na natureza das relações estabelecidas nas práticas pedagógicas e nas demandas que essas práticas fazem às teorias psicológicas do que nas teorias psicológicas que se tornaram hegemônicas em cada momento. O projeto em pauta organiza-se em quatro frentes de investigação: a) Contribuições da Psicologia aos processos de formação de professores (análise da disciplina de Psicologia em cursos de formação de professores); b) Discursos sobre crianças, infância, escola e formação de professores veiculados em periódicos das áreas de Educação e Psicologia; c) Produção de influentes intelectuais nacionais e regionais, ao longo do século XX, que transitaram entre as áreas de Psicologia e Educação (ex: Lourenço Filho; Dante Moreira Leite; João Roberto Moreira); d) Análise de práticas pedagógicas, com foco na organização do ensino e na relação aprendizagem e desenvolvimento. Do ponto de vista teórico, a investigação dialoga com teóricos da Psicologia, da História da Educação e da Sociologia, em particular com a obra de Norbert Elias. Este autor foi escolhido como interlocutor privilegiado, considerando a fertilidade da sua obra ao discutir o processo civilizatório e considerar a educação como um dos elementos que o constituem.