Extensão

PROJETO DE EXTENSÃO

TEMA:  A ÉTICA NA PESQUISA SOBRE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA

Coord.: Maria Eliza Chierighini Pimentel

Vice-Coord.: Diana Carvalho de Carvalho

 

PARTICIPANTES:

Cris Regina Gambeta Junckes – PMSJ;

Diana Carcavalho – CED/UFSC;

Glaucia Dias da Costa – CA/CED/UFSC;

Jucirema Quinteiro – CED/UFSC;

Juliana Catarina de Lira – Nufpaei/DEI/SME/PMF;

Kátia Bernadeth Silva – Especialista em Assuntos Educacionais-PMB; Mestranda PPGE/CED/UFSC;

Leticia Cunha da Silva – NDI/CED/UFSC;

Maria Eliza Chierighini Pimentel – NDI/CED/UFSC;

Maria Raquel Barreto Pinto – NDI/CED/UFSC; Doutoranda PPGE/CED/UFSC

Samara Cardoso – EBM Acácio Garibaldi São Thiago/SME/PMF;

Sara Böger – UNIBAVE/ACAFE/SC; Doutoranda/PPGE/CED/UFSC

  

PROFESSORAS COLABORADORAS: Profªs. Drªs.: Diana Carvalho de Carvalho, Jucirema Quinteiro e Maria Isabel Serrão.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:  setembro de 2024 à  setembro de 2025.

 

CONTEXTO

O grupo de estudos e pesquisa sobre infância, educação e escola – GEPIEE, foi criado em 2001 (UFSC/PPGE) e busca articular as ciências sociais e humanas na explicitação dos fenômenos vinculados às relações entre Infância, Criança, Educação, Escola e Cultura, sendo integrado por pesquisadores e estudantes de diversas áreas (CNPq).

A partir de 2015/2016, devido a uma certa demanda geral pela “ética na pesquisa com criança”, a produção sobre o tema explode no campo educacional mediante o crescimento significativo da produção tanto no campo educacional (ANPED,2019, 2021e 2023) como no da saúde.

Em 2015, o GEPIEE realiza O V Seminário Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI) com o objetivo, entre outros, de favorecer o debate e a reflexão crítica acerca da ética e da diversidade na pesquisa sobre crianças e a infância; analisar produções teórico-metodológicas contemporâneas relativas às crianças e sua infância nos diversos campos do conhecimento, bem como, discutir princípios pertinentes às políticas públicas e à formação de professores que atuam na educação das crianças de 0 a 12 anos de idade.

Tal evento, deixou claro para os pesquisadores do GEPIEE que a produção emergente estava mais pautada nas discussões sobre regularização e normatização de regras e leis que orientem e assegurem a ética na pesquisa com crianças e, escancarou a necessidade de aprofundamento sobre o tema numa perspectiva para além das concepções idealistas, que entende a moral como uma forma específica de comportamento humano e o desenvolvimento dos valores éticos como resultado das relações sociais.

Para tanto, criamos este Grupo de Estudos (online) e elegemos o livro de Adolfo Sánchez Vázquez intitulado Ética, “por abordar os temas mais importantes que constam nos vigentes programas de ética: objeto da ética; essência da moral; responsabilidade moral; determinismo e liberdade, avaliação moral; obrigatoriedade moral; realização da moral e doutrinas éticas fundamentais. Examinamos também outros temas que não costumam figurar nesses programas e que nos parecem de suma importância: moral e história; moral e outras formas de comportamento humano e, finalmente, forma lógica e justificação dos juízos morais. A ideia de que a ética deve ter suas raízes no fato da moral, como sistema de regulamentação das relações entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, orientou nosso estudo”.  (VAZQUEZ, 2020, p.9)

OBJETIVOS

O estudo e debate sobre “A Ética  na pesquisa sobre infância, educação e escola” a partir do livro Ética de Sanchez Vázquez, tem como pressupostos que a infância é uma construção histórica e cultural, uma representação social resultado do processo civilizatório, um conceito atravessado por ideologias, crenças e valores relacionados ao bem e ao mal, naturalizado pelas sociedades ao longo do tempo. Assim sendo, tem como finalidade a desnaturalização deste conceito como condição para a construção de uma postura ética que seja consciente e decente, sem prejuízos e preconceitos. Partimos do pressuposto que são as relações sociais estabelecidas na sociedade que definem os valores éticos que guiam a conduta dos seres humanos, e não ao contrário.