Apresentação
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação e Escola – GEPIEE, foi criado em 2001 e, desde então, está registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Busca articular as ciências sociais e humanas na explicitação dos fenômenos vinculados às relações entre Infância, Criança, Educação, Escola e Cultura, sendo integrado por pesquisadores e estudantes de diversas áreas.
- TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE:
- as bases epistemológicas das relações entre educação, infância e escola;
- as diferenças sócio-culturais e seus reflexos nos processos escolares;
- os processos de socialização/participação da criança na escola;
- as relações de ensino e aprendizagem;
- os direitos sociais da criança e as políticas públicas voltadas para a infância de 0 a 12 anos de idade;
- formação universitária e continuada de professores para a infância de 0 a 12 anos de idade;
- as dimensões ética e estética na formação do professor para a infância de 0 a 12 anos de idade;
- as metodologias de pesquisa com criança na escola.
- PRESSUPOSTOS ORIENTADORES DAS AÇÕES DO GEPIEE
- As relações entre Educação, Infância e Escola têm suas origens na Modernidade;
- A infância é a condição social de ser criança, portanto é universal e plural;
- A criança é “um ser humano de pouca idade”, capaz de “participar” da cultura em interação com outras crianças, adultos e com os artefatos humanos, materiais e simbólicos;
- “A escola é um lugar privilegiado da infância nos nossos tempos”;
- A participação constitui o ser humano e é uma das condições para a criança se tornar um sujeito de direitos, assim, exige o acesso a informações e a apropriação de conhecimentos;
- O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma exigência da universidade pública e o GEPIEE orienta suas práticas por este princípio.
CAMPOS DE PESQUISA
- Formação de Professores para a Infância de 0 a 12 anos de idade (universitária e continuada);
- Relações entre adulto/criança; criança/criança; professor/estudante;
- Cultura, “Culturas Infantis”, Cultura Escolar e Cultura da Escola;
- Tempos e Espaços da Infância na história e na sociedade contemporânea;
- Humanização dos Tempos e Espaços Escolares;
- As representações das crianças e dos adultos;
- Gestão Democrática da Escola e Participação da Criança;
- Implicações Metodológicas da Pesquisa com Crianças e sobre a Infância de 0 a 12 anos de idade;
- Políticas Públicas para a Infância e Direitos Sociais da Criança de 0 a 12 anos de idade;
- Relações de Ensino e Aprendizagem.