Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação e Escola – GEPIEE, foi criado em 2001 e, desde então, está registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Busca articular as ciências sociais e humanas na explicitação dos fenômenos vinculados às relações entre Infância, Criança, Educação, Escola e Cultura, sendo integrado por pesquisadores e estudantes de diversas áreas.

  • TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE:
  1. as bases epistemológicas das relações entre educação, infância e escola;
  2. as diferenças sócio-culturais e seus reflexos nos processos escolares;
  3. os processos de socialização/participação da criança na escola;
  4. as relações de ensino e aprendizagem;
  5. os direitos sociais da criança e as políticas públicas voltadas para a infância de 0 a 12 anos de idade;
  6. formação universitária e continuada de professores para a infância de 0 a 12 anos de idade;
  7. as dimensões ética e estética na formação do professor para a infância de 0 a 12 anos de idade;
  8. as metodologias de pesquisa com criança na escola.
  • PRESSUPOSTOS ORIENTADORES DAS AÇÕES DO GEPIEE
  • As relações entre Educação, Infância e Escola têm suas origens na Modernidade;
  • A infância é a condição social de ser criança, portanto é universal e plural;
  • A criança é “um ser humano de pouca idade”, capaz de “participar” da cultura em interação com outras crianças, adultos e com os artefatos humanos, materiais e simbólicos;
  • “A escola é um lugar privilegiado da infância nos nossos tempos”;
  • A participação constitui o ser humano e é uma das condições para a criança se tornar um sujeito de direitos, assim, exige o acesso a informações e a apropriação de conhecimentos;
  • O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma exigência da universidade pública e o GEPIEE orienta suas práticas por este princípio.

 CAMPOS DE PESQUISA

  • Formação de Professores para a Infância de 0 a 12 anos de idade (universitária e continuada);
  • Relações entre adulto/criança; criança/criança; professor/estudante;
  • Cultura, “Culturas Infantis”, Cultura Escolar e Cultura da Escola;
  • Tempos e Espaços da Infância na história e na sociedade contemporânea;
  • Humanização dos Tempos e Espaços Escolares;
  • As representações das crianças e dos adultos;
  • Gestão Democrática da Escola e Participação da Criança;
  • Implicações Metodológicas da Pesquisa com Crianças e sobre a Infância de 0 a 12 anos de idade;
  • Políticas Públicas para a Infância e Direitos Sociais da Criança de 0 a 12 anos de idade;
  • Relações de Ensino e Aprendizagem.